A primeira missa do papa Francisco
Na manhã desta terça-feira (19), na Praça São Pedro, no Vaticano, aconteceu a missa inaugural do pontificando do papa Francisco. Por volta das 8h45 (4h45, no horário de Brasília), o papa fez um passeio de papamóvel entre a multidão. Ele parou em alguns trechos para beijar e cumprimentar algumas das pessoas.
Em seguida, Francisco recebeu o Pálio e o Anel de São Pedro, objetos característicos dos papas, e celebrou uma missa na qual lembrou o dever da igreja e dos governos com os pobres e com o meio ambiente.
O papa Francisco dedicou as primeiras palavras da Homília a Bento XVI. “Estamos próximos na oração, cheio de afeto e reconhecimento”. Ele também agradeceu a Deus por celebrar a missa no Dia de São José (patrono da Igreja Católica).
Logo a após, o papa reforçou a missão de servir aos mais pobres, a quem tem fome, aos adoecidos e aos presos. Ele também pediu para os fiéis e autoridades presentes que cuidassem mais do meio ambiente. “Não deixemos que sinais de destruição acompanhem o nosso mundo”.
Francisco ainda pediu para “cuidar das pessoas, de cada um, com amor, especialmente das crianças, dos idosos, dos mais frágeis”.
O papa recebeu os cumprimentos de chefes de estado. Ao todo, 132 delegações internacionais e representantes de várias religiões estiveram presentes. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também cumprimentou o papa Francisco.